Eventos amadores marcam o calendário esportivo de maio em Canavieiras

Futebol em alta
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Diversos eventos esportivos estão agendados para serem realizados no mês de maio, em Canavieiras. Todos contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Esportes, que vem incentivando a prática dos esportes nas comunidades da sede e do interior do município.

Segundo o Diretor de Esportes, José Bandeira, somente no dia 24 de maio próximo (domingo) serão realizados dois torneios de futebol: um no Campo do Pé Verde, localizado atrás da estação rodoviária; o segundo é o Torneio do Areal Sub 12, no Campo de Quinha, com a participação de equipes de Canavieiras e convidadas da vizinha cidade de Una.

Outro evento a ser realizado no dia 24 próximo é organizado pelo Grupo Ciclístico H2O, que vai participar de pedalada na cidade de Itajuípe. O evento também conta com o apoio da Bike Shop, Oiticica e Ótica Santiago, além da Diretoria de Esportes da Secretaria Municipal do Turismo e Esportes.

Conhecida como a cidade das bicicletas, Canavieiras possui diversos grupos e clubes de ciclismos, que promovem passeios semanais, inclusive pedaladas para outras cidades, a exemplo de Porto Seguro, por ocasião da festa religiosa de Nossa Senhora da Ajuda. Outra grande festa ciclística é o Ecobike, que espera reunir mais de mil ciclistas no próximo ano.

Na semana passada, a Diretoria de Esportes participou, com apoio do Torneio de Futebol masculino, do Baba Filiação do Cruzeiro (BFC), no campo do Caju. O evento contou com a participação de seis equipes e sagrou como  campeão o Cruzeiro, sendo o PSG a segunda colocada, com empate de 1 X 1 no tempo normal e 10 X 9 na cobrança de pênaltis.

Neste domingo (10), o BFC também realizou o primeiro campeonato interno, com a participação das equipes do Curitiba, Holanda, Flamengo, Barcelona, Cruzeiro, e PSG. O Barcelo sagrou-se campeão ao vencer o Cruzeiro por 1 X 0, gol de Zezinho. Os artilheiros do campeonato foram Diego, do Curitiba, e João Paulo, do Barcelona, com sete gols, cada.

O melhor ataque do torneio foi do Curitiba, com 17 gols; a pior defesa a do Cruzeiro, com 20 gols sofridos. O goleiro menos vazado foi Paulinho, do Curitiba, que sofreu quatro gols. Os árbitros que atuaram nos jogos do torneio foram Émerson Tatu, Arlindo Pastor e Jaílson Neguinho.